Alas – Associação Lactomia Ações Sociais

História

grupo-lactomia-alas-6A ALAS, também conhecida apenas por Lactomia, surge em 1990 ainda como um movimento social de base, através da música percussiva, na comunidade do Candeal Pequeno, em Salvador – BA.

Nasce da iniciativa de um grupo de crianças e jovens e logo surge a primeira banda denominada Latomia.

Por falta de condições de adquirir instrumentos musicais profissionais, passam a fazê-los a partir de sucatas, a fim de levar a frente esse movimento de forma viável. Assim acabam desenvolvendo, de forma espontânea, ações de responsabilidade ambiental, o que veio a se tornar um dos principais valores que a organização carrega atualmente.

Por volta de 1993 a banda, que passou a se chamar Lactomia, regida pelo então diretor geral da ALAS e idealizador do movimento, Jair Rezende, começa a ensaiar em um galpão em condições muito precárias.

No ano de 2003, com a crescente demanda de jovens participando do movimento, surge a necessidade de registrar a ALAS como uma organização não-governamental de interesse público e sem fins lucrativos.

Em abril de 2006 com o apoio da SGAE – Sociedad General de Autores y Editores e da Fundación Autor o galpão passa por uma reforma geral, dando origem Casa das Latas, sede da organização.

Hoje a ALAS está em fase de desenvolvimento, buscando apoio de pessoas e organizações, para se estruturar. Ao mesmo tempo se projeta fazendo apresentações em Salvador e em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Marrocos e Espanha.